Cursos

Em breve, estaremos oferecendo o curso “O Pensamento de Max Weber”.

Confira a programação:

O pensamento de Max Weber (1864-1920) é uma dos mais vigorosos das ciências sociais. Sua biografia, seu envolvimento político na Alemanha antes e depois da 1ª. Guerra Mundial e, sobretudo, seu conceito de ciência social nos mostra um intelectual altamente comprometido com a construção das ciências sociais, admitindo que os conceitos de unidade e as generalizações não são possíveis dentro deste campo de estudo. Ao Admitir a complexidade da realidade e a impossibilidade de interpretá-las senão por meio do sentido que os indivíduos dão às suas próprias ações torna a ciência social mais sofisticada pela imposição que a subjetividade assume na prática de todos (as) os (as) pesquisadores (as). Este curso visa estudar, passo a passo, o pensamento de Max Weber para que, ao final, os (as) nossos (as) interlocutores (as) possam utilizar todos estes conteúdos para uma melhor interpretação conceitual da realidade que nos cerca. Para nos aproximarmos do pensamento de Max Weber, utilizaremos poucos textos autorais e algumas biografias que, no nosso entender, serão de fundamental importância para extrair a essência do pensamento weberiano.

Módulo 1 – Biografia de Max Weber e a influência do pensamento de W.E.B. DuBois
Carga horária: 4h
Ementa: posturas de Weber sobre o último Kaiser alemão William II, participação de Weber no Tratado de Versalhes e na República de Weimar e seu posicionamento sobre a ascensão da esquerda e da direita na Alemanha. A influência de W.E.B DuBois sobre o pensamento de Max Weber
Leituras exigidas:

BENDIX, Reinhard. Max Weber: um perfil intelectual. Brasília: UnB, 1986.

McAULEY, Christopher A. The Spirit vs. the Souls: Max Weber, W. E. B. Du Bois, and the Politics of Scholarship. Notre Dame/Indiana/EUA: University of Notre Dame Press, 2019.

KAUBE, Jürgen. Max Weber. Ein Leben zwischen den Epochen (Cap. 14).   Berlin: Rowohlt, 2014

Módulo 2 – O sentido da ação social
Carga horária: 8h
Ementa: tipos de ação social; o sentido da ação social; o conceito de alienação em Weber; o sentido da obediência em Weber.
Leitura exigida: “WEBER, Max. “Conceitos Sociológicos Fundamentais”. In: Economia e Sociedade: fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília, UnB, 1994.

Módulo 3 – Os tipos puros de dominação
Carga horária: 12h
Ementa: A trajetória política evolutiva dos três tipos de dominação. A dominação tradicional: conceito, exemplos e contextos. O quadro administrativo da dominação tradicional. A dominação carismática: sua transitoriedade e a rotinização do carisma. A dominação racional-legal: burocracia, estatutos e estamentos. O quadro administrativo da dominação racional legal. O conceito de legitimidade.
Leitura exigida: “WEBER, Max. “Os Tipos de Dominação”. In: Economia e Sociedade: fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília, UnB, 1994

Módulo 4 – O conceito de classe em Weber
Carga horária: 8h
Ementa: A crítica e a desconstrução do conceito de classe de Karl Marx.
Leitura exigida: “WEBER, Max. “Estamentos e Classe”. In: Economia e Sociedade: fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília, UnB, 1994

Módulo 5 – A Política como vocação
Carga horária: 8h
Ementa: Perfil dos políticos na dominação tradicional, carismática e racional-legal. O que é ser político dentro da dominação racional-legal. Criação e domínio de estatutos e leis. O multilateralismo no âmbito da política racional-legal. Corrupção e penalidade de políticos sem vocação para o exercício da política.
Leitura exigida: “WEBER, Max. “Política como Vocação” (1917). In: Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Editora Cultrix, 2011.
Obs.: Iremos disponibilizar o conteúdo digital na íntegra.

Módulo 6 – A Ciência como Vocação
Carga horária: 8h
Ementa: O que é ciência? Quanto custa fazer ciência? A Estrutura das universidades. Acesso dos cientistas aos quadros universitários. Para que fazer ciência? Compromisso e liberdade científica. Americanização da vida universitária: professores assalariados e separação entre os meios de produção do conhecimento científico e os produtores de ciência. A indeterminação da promoção profissional dos cientistas. A formação de demagogos e diletantes. O papel do acaso nas carreiras acadêmicas. Dedicação e especialização. O esforço valorativo para pesquisar o que é contrário aos nossos valores como estratégia essencial para se tornar cientista social.
Leitura exigida: “WEBER, Max. “Ciência como Vocação” (1917). In: Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Editora Cultrix, 2011.
Obs.: Iremos disponibilizar o conteúdo digital na íntegra.

Módulo 7 – O conceito de Estado em Weber
Carga horária: 8h
Ementa: O monopólio do uso da violência e suas implicações para o multilateralismo. Desestabilização do Estado. Sanções aos Estados “frágeis”. O Monopólio global do uso da violência.
Leituras obrigatórias: “WEBER, Max. “Política como Vocação” (1917). In: Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Editora Cultrix, 2011.
WOODWARD, Susan. “Estados Falidos: o peso das palavras”. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/38596601/Estados-Falidos-o-Peso-Das-Palavras
APPIAH, Anthony. “Estados alterados”. In: Na casa do Meu pai: a África na Filosofia da Cultura. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1997.

Módulo 8 – A objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais – a construção dos “tipos ideias”
Carga horária: 8h
Ementa: o lugar da subjetividade na construção do conhecimento. Política e ciência: um grande debate. Como construir um tipo ideal e para que serve? É possível chegar à objetividade do conhecimento nas ciências sociais. Como controlar os valores na construção e execução das pesquisas científicas e na comunicação acadêmica?
Leitura Obrigatória: WEBER, Max. “A “objetividade” do conhecimento nas Ciências Sociais” (1904). In: Sobre a Teoria das Ciências Sociais. São Paulo: Editora Moraes, 1991.

Módulo 9 – Religião e racionalidade econômica
Carga horária: 12h
Ementa: Reforma protestante e ascensão do capitalismo. Relação de causa e efeito entre religião e capitalismo. Valores religiosos e organização da economia capitalista e socialista. A obtenção de lucro: permissão e restrições religiosas. Racionalização e desencantamento do mundo.
Leitura exigida: WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Módulo 10 – Formulação de um projeto de pesquisa baseado na teoria weberiana (Opcional)
Carga horária: 12h
Ementa: orientação e formulação de um projeto de pesquisa a partir do ferramental weberiano apto a competir em um processo seletivo de Mestrado ou Doutorado em universidades públicas do Brasil ou do exterior na área das Ciências Sociais.

Carga Horária: 76h (sem o Módulo 10)

88h – Curso completo

Metodologia: Orientação personalizada on-line com a professora ministrante do curso.

Para mais informações, envie um email para: institucional@iquiteria.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *